Com a pandemia do novo coronavírus, muitos consumidores já mudaram seu comportamento de maneiras que terão implicações duradouras para as marcas. Mudanças nessas circunstâncias, fazem com que o cliente dê preferência por marcar que tenham atitudes positivas durante a crise. À medida que a crise continua, muitas marcas estão acelerando suas iniciativas de boas ações, mas os consumidores também esperam que essas ações continuem depois do coronavírus. Ao planejar o futuro, as marcas devem considerar as seguintes tendências, que os especialistas esperam após o fim da quarentena.
Marcas testadas pelo tempo brilharão
À medida que os consumidores mudam para adotar novos comportamentos e hábitos, eles se apegam às marcas em que confiam há muito tempo para passar com elas pela crise. O consumidor não está aberto a coisas novas, existe na mentalidade dele a mudança de “inovador e moderno” para “testado e comprovado”. Portanto, esse não é o momento de começar a comercializar novos produtos ou serviços, foque esse tempo para melhorar a experiência do cliente.
DIY (Faça você mesmo) ganha terreno
Os consumidores estão usando seu tempo em casa para aprender novas habilidades, como assar, cozinhar e costurar. É um bom momento para sua marca começar a usar as plataformas digitais e publicar alguma opção de DIY, melhorando o relacionamento com o cliente ensinando habilidades que não desaparecerão quando o vírus desaparecer.
Conforto com ofertas digitais
Assim como empresas de mídia e pesquisa estão transformando eventos ao vivo em virtuais, o mesmo ocorre com os consumidores que estão se adaptando à digitalização de seus comportamentos. Consumidores mais velhos que se sentiam desconfortáveis com a compra de mantimentos ou outros produtos online, o coronavírus os forçou a ficarem confortáveis. Quando entram na nova rotina e se acostumam com a facilidade, muitos podem ter resistência em voltar a depender das lojas físicas.
Arranjos de trabalho flexíveis
Enquanto empregadores percebem que não é necessário ter todos em um escritório para fazer as coisas, os colaboradores de escritório se beneficiam em não gastar tempo para o trajeto do trabalho e diminuir o estresse. As pessoas estão percebendo tudo o que não é essencial e que algumas reuniões podem ser resumidas a uma ligação. Muitos esperam que a situação atual de tantos que trabalham em suas casas leve a uma mudança dramática em acordos de trabalho mais flexíveis.